O valor médio das compras será de R$144,29 para presentes e de R $151,99 para as despesas com as comemorações
O consumidor sul-mato-grossense deve se reunir com a família, os ovos de chocolate e peixe já estão garantidos durante as comemorações da Páscoa provando que esta data é uma das mais tradicionais. Os dados estão na pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS e Sebrae MS, divulgada nesta terça-feira, 13.
O movimento do comércio no período deve ficar em R $256,88 milhões. “É uma data significativa, principalmente, para os supermercados e afins, bem como para quem trabalha com os produtos como ovos de chocolate e peixe, já que 56,53% dos entrevistados disseram que vão comprar ovos ou similares e 60,11% vão comemorar”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. “O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa”.
O valor médio das compras será de R$144,29 para presentes e de R $151,99 para as despesas com as comemorações. “O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias”, sugere a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Entre a preferência da clientela, além do preço competitivo e justo, está um item importante que definirá a compra: o recheio. Para 44% dos entrevistados, a quantidade interna no ovo de páscoa tem muita relevância, bem como o tamanho, para 28% deles. “Como teremos 20,41% dos consumidores dispostos a comprar ovos caseiros, essa informação pode ajudar pequenos e médios empresários a terem um diferencial competitivo”, sugere Paulo Maciel, analista técnico do Sebrae/MS. “Eles podem investir, tanto em divulgações (redes sociais e outros canais) quanto na apresentação dos seus produtos”, afirma.