Uma das principais entidades de apoio e fomento ao turismo de Mato Grosso do Sul, o Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) completa 18 anos de fundação nesta terça-feira (14). Criado em 2005, a associação sem fins lucrativos é mantida pela iniciativa privada e sua atuação concentra-se, fundamentalmente, no desenvolvimento sustentável do principal destino de ecoturismo do Brasil, através da captação de eventos e ações de marketing.
As ações do Bonito CVB contribuem para o aumento do fluxo turístico em períodos de baixa temporada, fortalecendo a economia, gerando empregos e renda para a comunidade local. Com mais de 50 associados dos diferentes segmentos da cadeia do turismo, a associação tem hoje uma forte atuação além do destino ao assumir, em 2021, um dos maiores desafios: a governança da Rota Pantanal Bonito, integrada por 11 municípios das regiões Oeste Sudoeste.
Ampliando sua base de atuação nestes 18 anos, gerando benefícios aos mantenedores com responsabilidade socioambiental e excelência em produtos e serviços, o Bonito CVB criou em 2015 o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB). Centro de monitoramento e pesquisas da atividade turística em Bonito, o OTEB realiza levantamentos mensais do fluxo turístico local, com o apoio da prefeitura e da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS).
Apostando na rota
O Bonito BCV é presidido pelo empresário Rodrigo Coinete, que destaca o papel preponderante que a associação hoje desempenha ao assumir a gestão da Rota Pantanal Bonito. Trata-se de um desafio e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade gratificante, pois fortalece o nosso trabalho e gera novas conquistas e parceiros, como a Fundtur/MS”, disse.
Segundo Coinete, o período crítico do turismo durante a pandemia do coronavírus, quando Bonito paralisou suas atividades por quase um ano, demonstrou a relevância da associação na articulação do setor para superar a crise e a credibilidade que conquistou no seio do segmento. “Quando temíamos pelo futuro da entidade, mais de 90% dos associados se mantiveram nos apoiando no momento difícil, o que nos fortaleceu em muito”, pontuou.
Na coordenação do BCVB há 10 anos, a turismóloga Janaina Mainchein destaca a atuação da diretoria na busca do fortalecimento da associação e por confiar na equipe a responsabilidade da execução do planejamento anual, ampliado agora com a Rota Pantanal Bonito. “Vejo a associação atuante e comprometida com suas metas de contribuir com o desenvolvimento do turismo de MS.
A atual diretoria da entidade é assim composta: presidente, Rodrigo Coinete Moreira; vice-presidente, Eduardo Folley Coelho; 1° tesoureiro, Telmo Meneguzzi; 2° tesoureiro, Augusto Barbosa Mariano; 1ª secretário, Marco Antônio Tiago; 2° secretário, Gabriel Calderón Maciel.