A prefeitura de Campo Grande lançou nessa quinta (02), uma programação especial referente ao mês da Mulher, uma alusão do Dia Internacional celebrado no próximo dia 08. Ao todo, serão 31 atividades na programação durante todo o mês de março como o Cine Mulher, o programa Mulher que Cuida de Mulher, palestras, rodas de conversas, oficinas, entre tantas outras.
“É uma grande satisfação lançar essa programação, que foi planejado com todo carinho e cuidado pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu). Entre elas o Cine Mulher, que levará apresentação de filmes nos bairros e além disso, haverá palestras, cursos de qualificação, rodas de conversa, exposições de arte, entre outros. A programação será publicada em nossas redes sociais institucionais e sites oficiais”, disse a prefeita Adriane Lopes. O lançamento do calendário contou com a presença da primeira-dama do estado, Mônica Riedel.
Dossiê da Mulher
Durante a solenidade de lançamento da Programação Especial ao Mês da Mulher, a Prefeitura apresentou o Dossiê da Mulher campo-grandense. Segundo a Semu, o documento traz o perfil das mulheres atendidas, dados de feminicídio, processos judiciais e inquéritos policiais. O relatório poderá ser utilizado como fonte de pesquisa para quem atua na área do direito das mulheres e também orientador na formulação da política de enfrentamento contra a violência, em parceria com outras redes de apoio, como na área do trabalho, saúde e segurança, por exemplo.
O documento será atualizado a cada ano. O Dossiê da Mulher campo-grandense será publicado no site da Semu e no Diário Oficial, no dia 8 de março. “A maioria das pessoas não têm conhecimento de como a violência contra a mulher está presente na sociedade e impacta nas políticas públicas e logo, na saúde das mulheres. Mais de 40% dos processos que tramitam no Judiciário são de violência contra a mulher”, destacou a psicóloga Márcia Paulino, coordenadora de projetos e ações temáticas da Semu.
A prefeita Adriane Lopes referenciou o dossiê à Albyna Freitas Ribas, de 49 anos, esfaqueada pelo ex-marido, o pintor Jair Paulino da Silva, de 52 anos, enquanto seguia para o trabalho no Bairro Nova Lima, na terça-feira (28). “Que nós possamos ajudá-las antes do que aconteceu nesta semana”, finalizou.
Confira abaixo a programação especial em alusão ao Mês da Mulher.