O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) articula junto ao Governo do Estado e ao prefeito Josmail Rodrigues a construção de uma ponte metálica e em vão livre (sem pilares diretos no rio) sobre o Rio Formoso, em Bonito. A ideia é reduzir o impacto ambiental sobre um dos principais destinos da região,
O pedido para adequação do projeto foi solicitado ao secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, durante reunião na última segunda-feira (27), que contou também com a presença do prefeito Josmail Rodrigues.
“É o principal destino de ecoturismo do Brasil e precisamos ter um olhar diferenciado para diminuir, no menor nível possível, o impacto ambiental das diversas obras que estamos realizando”, avalia Corrêa, que é engenheiro civil e autor da Lei das Águas Cristalinas, que criou uma faixa de proteção de 150 metros de cada lado das margens dos rios da Prata, Formoso e seus afluentes.
Originalmente, a construção da ponte seguiria os padrões utilizados na MS-345, com pilares de concreto diretamente no rio, porém, após estudo técnico solicitado pela Prefeitura, ficou clara a necessidade de um projeto específico para o trecho, respeitando a importância ambiental do Rio Formoso para o município.
A ponte em questão encerra o trecho pavimentado da Rodovia do Turismo, cujas obras de pavimentação, com 9,7 km de extensão, já estão 70% concluídas, conforme dados da Seilog.
O investimento é de R$ 28,2 milhões e inclui a construção de duas pontes, uma sobre o Córrego Bonito (Ponte do Matheus) e outra sobre o Rio Formoso (Ponte do Hormínio), pista de ciclovia e galeria para passagem de animais, obedecendo ao Programa Estrada Viva.
“Agradeço a parceria do deputado Paulo Corrêa, sempre apoiador das causas ambientais em nosso município e grande parceiro nas tratativas com o Governo do Estado. O secretário Hélio Peluffo foi muito receptivo e temos certeza que o governador Eduardo Riedel vai ser sensível ao nosso pedido”, finalizou Josmail.