O Pantanal será o palco do 4º Encontro TICCAs Brasil: Oportunidades e possibilidades atuais para o fortalecimento da atuação em rede em territórios tradicionais”.
O evento objetiva apresentar o conceito de Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais (TICCAs), bem como fomentar articulações para a consolidação dos TICCAs no Brasil, conceito internacional, apoiado pela ONU Ambiente, que visa reconhecer a ligação entre a terra e os direitos dos povos tradicionais do mundo todo.
O encontro será on-line entre os dias 15 e 16 de Fevereiro, sob a coordenação da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, com o apoio da Wetlands International Brasil, Consórcio TICCA e Synchronicity Earth.
TICCAs
O TICCA é uma iniciativa de organizações não governamentais de alcance global que auxilia comunidades indígenas e tradicionais a se fortalecerem diante das pressões e ameaças sofridas devido às mudanças sócio-ecológicas e, assim, participem das mesas de decisões, uma vez que essas comunidades são, comprovadamente, os principais guardiões do meio ambiente em que vivem, em especia lpara as áreas úmidas.
Os TICCAs são fortalecidos através de estratégias e ferramentas (capacitações, ações de mobilização e articulação) que permitam que cada localidade conheça seus direitos e valorize suas tradições culturais além de aprimorar seus meios de produções e economias, fortalecendo o vínculo do indivíduo com sua comunidade e localidade.
O evento é gratuito e ara acessá-lo basta se inscrever neste link