De acordo com vizinhos, a mulher é usuária de drogas e havia deixado a menina com um conhecido e ao tentar devolver a criança, a mãe se recusou. Moradores acionaram a PM e o Conselho Tutelar
Uma mulher deixou a filha, de 4 meses, aos cuidados de um conhecido na noite desta quinta-feira (9), no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Na manhã desta sexta-feira (10), ao tentar devolver a criança, a mãe se recusou a receber a criança. Moradores que passavam pelo local viram a situação e acionaram a Polícia Militar e o Conselho Tutelar.
De acordo com moradores, a mulher é usuária de drogas e se recusou a cuidar da filha para socializar com outras pessoas em uma praça do bairro. “Ela deixou a criança com conhecido desde às 23h da noite, hoje ele tentou entregar e ela não quis. Vendo tudo isso, pegamos a criança, que estava só de camisetinha e fralda, demos um banho nela, colocamos roupa de frio e acionamos a PM”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
Apesar da situação, o bebê não apresenta sinais de maus-tratos, de acordo com testemunhas. “Só estava desamparada mesmo”, complementou a moradora.
Ao g1, a conselheira Raquel Lázaro, afirma que ainda não é possível falar que se trata de abandono de incapaz e que a criança deverá passar por exames médicos.
“Abandono de incapaz é quando, literalmente, a criança fica sozinha. Nesse caso específico, a mãe deixou a criança com um conhecido. Dependendo da situação que for verificada lá, junto à Depca, é que eles vão caracterizar se foi abandono, se houve negligência”, explicou a conselheira.
Ainda segundo ela, possível caso de estupro será investigado. “Os populares afirmaram que a menina pode ter sido vítima de abuso sexual. Então, tudo isso será apurado e recebido os devidos encaminhamentos. O conselho vai fazer todos os entendimentos e, se necessário, o acolhimento institucional”, concluiu.
Mãe e bebê foram levados à Delegacia Especializada de Proteção à Crianças e ao Adolescente (Depca) e o caso segue sendo investigado.