Deste total, 30 mil são da Pfizer Baby, destinadas a crianças de seis meses a menores de três anos, e 15 mil doses da Pfizer Pediátrica, indicada para crianças de cinco a 11 anos de idade
Mato Grosso do Sul recebe nesta terça-feira (31), 45 mil doses da vacina contra a Covid-19, destinada a aplicação em crianças. Deste total, 30 mil são da Pfizer Baby, destinadas a crianças de seis meses a menores de três anos, e 15 mil doses da Pfizer Pediátrica, indicada para crianças de cinco a 11 anos de idade.
As vacinas serão distribuídas aos municípios somente na quinta-feira, a partir de 7h30, na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 10 mil doses da Pfizer Baby serão distribuídas para a primeira aplicação. As 20 mil doses restantes serão armazenadas e distribuídas conforme solicitação para aplicação de reforço. Já as 15 mil doses da Pfizer Pediátrica serão distribuídas integralmente.
Para a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, as vacinas infantis chegam ao Estado em momento oportuno.
“Representa a oportunidade de ofertar a continuidade dos esquemas já iniciados e possibilidade de iniciar novos esquemas. Ressalto que não é indicado a intercambialidade de vacinas para crianças. Então, o indicado é manter o esquema vacinal com o mesmo imunizante de laboratório. Com a falta de imunizantes algumas crianças não finalizaram os esquemas, então aproveitemos o momento para isso”, diz.
Recomendações
A Pfizer Baby é indicada para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades.
O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra.
A terceira (dose) precisa de um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.
Já a Pfizer Pediátrica é indicada para crianças de 05 a 11 anos de idade. O esquema de vacinação primário será composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra.
Já a dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose.