Ao todo, 30 viaturas foram empenhadas na operação “Vastum II”
A Polícia Civil deflagrou a operação Vastum II, nesta quinta-feira (26), em Campo Grande, com objetivo de impedir o furto e receptação de fios de cobre da capital. Ao todo, os agentes tem 54 alvos.
Cerca de 120 policiais e 30 viaturas foram empenhadas na ação. Participam da operação as unidades subordinadas ao Departamento de Polícia da Capital (DPC), da primeira à sétima delegacia, bem como as especializadas.
Desde o início do dia, agentes estão nas ruas da Capital para fiscalizar locais que compram e vendem esse tipo de material.
Alvos previamente levantados serão abordados pelos policiais, em todas as regiões da cidade. O nome da operação se refere à sucata ou cobre em Latim.
Até as 13 horas a Polícia Civil já havia prendido seis pessoas e apreendeu 600 quilos de fios de cobre. A Operação irá transcorrer durante o dia, no combate à revenda ilegal do material, furtado de comércios e residências da cidade.
O furto de fios de cobre gera dano coletivo, podendo interromper o fornecimento de energia elétrica da localidade. Envolve usuários de drogas, mas, na ponta, receptadores e empresas de revenda de sucatas, que lucram com o crime.
As sete delegacias de área da cidade participaram da operação.
O diretor do DPC (Departamento de Polícia da Capital), delegado Wellington de Oliveira, explicou que, dos seis presos, dois são revendedores de sucata no Jardim Sayonara, flagrados com fios de cobre. Outros dois foram detidos em flagrante, com moto furtada, e mais dois depois que foram identificados mandados de prisão em aberto por outros crimes.
As buscas foram feitas tanto em comércio, como revendedora de sucatas, quanto em residências, já que havia informação da venda dos fios de cobres nessas localidades.