Retomada das negociações será feita às 10h desta terça-feira
A greve dos motoristas do transporte público de Campo Grande, prevista para iniciar nas primeiras horas desta terça-feira (27), ficou suspensa momentaneamente, após a sinalização do Consórcio Guaicurus na tarde desta segunda-feira (26) em marcar uma reunião e buscar um acordo com a categoria.
Demétrio Freitas, presidente do STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande) explicou a situação. “Ele [Consórcio] marcou uma reunião para amanhã às 10h. Como o combinado era que se marcasse esse encontro nós suspenderíamos a paralisação. Eles não quiseram parar e resolveram marcar a reunião. Vamos retomar amanhã, mas claro, com proposta”, finalizou.
Essa é a terceira vez que os trabalhadores tentam um acordo com a empresa e a Prefeitura. “Nos aguardamos até o último minuto do prazo estipulado. Eles falam que não querem paralisar, mesmo que com dificuldades, mas não tem como. Não ofereceram nada em duas rodadas de negociação. Isso depende muito da prefeitura. Agora estamos aguardando. E vai parar tudo caso não cheguem a um acordo”, disse.
A reunião está marcada na garagem do Viação Cidade Morena. Segundo Demétrio, os últimos encontros serviram apenas para colocar o salário dos trabalhadores em dia, com o valor do décimo.
O entrave que gerou a possibilidade de greve é referente ao reajuste da categoria.
“A questão do reajuste que a categoria pede, nas reuniões disseram que não teriam condições de fazer acordo e ficou por isso mesmo. Mandamos um novo ofício na semana passada e responderam que qualquer negociação não seria possível realizar o cumprimento”, contou Demétrio.
O representante ainda ressaltou que o reajuste deverá ser retroativo à data-base, quando concedido. Anteriormente o Consórcio Guaicurus, afirmou que não pode negociar salários sem antes definir com a prefeitura o valor da tarifa de ônibus, que ainda segue indefinida. A empresa pede R$ 8,00.