Segundo as informações policiais, o animal da espécie Eira barbara, também conhecido por Irara, animal semelhante às doninhas, possuía vários ferimentos e aparentava estado crítico de saúde.
Ele foi colocado em uma caixa de contenção na viatura e levada urgentemente para atendimento de um veterinário voluntário, no Recinto de Reabilitação de Animais Silvestres (RARAS), em Bonito (MS).
ORIENTAÇÃO
A Polícia Militar Ambiental tem verificado que muitas vezes as pessoas não socorrem os animais atropelados por medo de ser crime e orienta, entretanto, que não existe crime ao atropelar um animal sem intenção.
No caso, o procedimento correto é parar o veículo em local seguro e, com segurança, verificar se ele está morto. Se não estiver, efetue o socorro, ou se não houver como socorrê-lo naquele momento, acione, assim que possível, os órgãos públicos para que o bicho receba o atendimento adequado.
Se o animal estiver morto e estiver na pista de rolamento, com segurança, retire-o para o acostamento, para evitar que outro usuário da rodovia possa vir a se acidentar.
No caso da Irara socorrida nesta segunda-feira, o motorista que atropelou o animal não teve a sensibilidade de realizar o socorro, porém, o bicho foi salvo graças a atitude do cidadão que o viu e o socorreu.