A uva passa é um ingrediente que pode ser utilizado no preparo de receitas doces e salgadas. Mas mesmo com toda a versatilidade da fruta, com a chegada das festas de fim de ano, surge a inevitável discussão: ter ou não ter uva-passa na Ceia de Natal?
Em defesa da uva-passa, a nutricionista da Cassems, Fernanda Larrea, explica que o ingrediente é responsável por trazer o sabor agridoce para as receitas de Natal. “A uva passa nada mais é do que uma fruta ressecada e como a ceia é normalmente uma alimentação mais agridoce, muitas receitas incluem as uvas passas para trazer esse sabor adocicado aos pratos”.
Se na Roma antiga o ingrediente simbolizava fartura, atualmente a uva-passa é reconhecida por ser uma excelente antioxidante e ter uma grande concentração de vitaminas A e do complexo B. “Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce celular, ajuda a prevenir câncer e tem um alto teor de fibras. Mas atenção, é um alimento calórico”, ressalta Fernanda.
Para não exagerar, a nutricionista indica onde não usar o ingrediente. “É recomendável evitar acrescentar uva passa na farofa, que tem um alto valor calórico e de carboidrato. Normalmente, a farofa tem algum tipo de carne, algum embutido, mais a manteiga para fazer, então, caloricamente a farofa já é bem pesada. E a uva-passa tem um alto valor calórico”.
BENEFÍCIOS
Para quem ainda não tem o hábito de comer uva-passas, Fernanda ressalta alguns benefícios de incluir o ingrediente na rotina alimentar. “Para pacientes que têm intestino mais preguiçoso a gente usa como estratégia alimentar nutricional, indicando acrescentar no iogurte, a gente pode acrescentar ela junto com uma granola, para comer com frutas, ou em cima de um mamão, então ela é muito versátil para ser utilizada no café da manhã, um lanche da tarde”.
Fernanda Larrea destaca que a uva-passa pode, inclusive, substituir ingredientes como o açúcar no preparo de bolos. “Ela pode ser utilizada para adoçar. Então, quando retiramos o açúcar de um bolo, de uma panqueca, podemos colocar a uva-passas no preparo da receita, triturar ela junto com a massa. Se você quiser, você pode deixá-la de molho, para ela dar uma inchada maior, e aí você bate junto com os ovos, o óleo de coco, para ela adoçar a massa em si”.
EXAGEROS
Falando em ceia, Fernanda dá dicas de como aproveitar bem a ceia de Natal sem exagerar na alimentação. A primeira delas é optar por pratos realmente natalinos, incluindo saladas, legumes e proteínas magras, como o chester, o peru ou até carne de porco, sem a pele e sem gordura. “O carboidrato não é o prato principal, realmente o prato principal da ceia é a proteína, ela a gente pode comer tranquilamente. E se vai fazer a ceia de Natal, durante todo o dia faça uma alimentação leve e deixe para a ceia ser a refeição de alto valor calórico”.
RECEITA DE NATAL LIGHT
Arroz de Natal light com chester e frutas secas
INGREDIENTES
– 600g a 700g de arroz cozido
– 20ml de azeite
– 20g alho batido (ou a gosto)
– Sal a gosto
– 80g de chester em cubos
– Salsinha muito bem picada
– 10g uva-passa preta sem caroço
– 10g uva-passa branca sem caroço
– 1/2 pimentão vermelho (ou 30g)
– 1/2 pimentão amarelo (ou 30g)
– 20ml de vinho branco
– 30g de cebola
– 1L de caldo de legumes
– 10g de tâmaras para decorar
– 10g de damascos para decorar
– 10g de nozes para decorar
MODO DE PREPARO
Em uma frigideira, refogue no azeite a cebola, o alho e os pimentões. Acrescente o vinho branco para puxar o sabor e, depois de suar, inclua também o chester e as uvas-passas brancas e pretas, colocando também o caldo de legumes para não ressecar. Deixe no fogo até refogar e inclua, em seguida, o arroz já cozido. Misture tudo para agregar os sabores e ingredientes. Depois de prontos, coloque em uma travessa e decore com as frutas típicas natalinas, como tâmaras e damascos, e nozes.