Processo valida os resultados do segundo turno das eleições, após um período de tempo necessário para a possibilidade de contestação
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) receberam os diplomas de presidente e vice-presidente, respectivamente, nesta segunda-feira, 12, em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
O evento foi conduzido pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, que foi aplaudido de pé no tribunal. Lula também recebeu muitos aplausos e ouviu cantorias de ‘olê, olê, olê, olá… Lula, Lula’ quando iniciou seu discurso, ocasião na qual se emocionou e foi às lágrimas.
“Esse não é o diploma de Lula presidente, é o diploma de parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse País. Vocês ganharam esse diploma”, iniciou Lula.
Choro
Ao mencionar o diploma, Lula se emocionou, chorou e seguiu o discurso com a voz embargada, sendo muito aplaudido pelos presentes.
“Na primeira vez da diplomação, eu lembrei da ousadia do povo em conceder para alguém, tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente”, afirmou.
“Peço desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos e está aqui agora é a certeza de que Deus existe”, acrescentou. “Eu sei o quanto custou não apenas a mim, mas o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que pudesse reconquistar a democracia nesse País”, completou.
Lula se emociona e chora em discurso de diplomação: “É a certeza que Deus existe”: