Com brilho de Saka, autor de dois gols na partida, English Team consegue impor ritmo ao jogo e atropela os iranianos por 6 x 2. Com grande saldo, ingleses voltam a campo na sexta-feira contra os Estados Unidos
A primeira partida de Inglaterra e Irã na Copa do Mundo era um claro confronto de estratégias distintas. Com um time bastante inferior, a seleção asiática sabia da necessidade de se fechar defensivamente para buscar um milagre contra os europeus. A tática de ficar retraída no campo de defesa, porém, durou apenas 34 minutos. Liderado pela nova geração, o English Team demorou, mas encontrou os caminhos no ataque e goleou, por 6 x 2, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar.
Antes de a bola rolar, a partida de abertura contou com protestos humanitários das duas equipes. Em defesa dos direitos das mulheres, proibidas de frequentar estádios no país, os iranianos não cantaram o hino nacional. O protesto foi reforçado por diversos cartazes com pedidos de liberdade nas arquibancadas. Os ingleses, por sua vez, se ajoelharam no gramado para mostrar indignação pela proibição de uso por parte da Fifa da braçadeira “One Love”, com as cores do arco-íris.
Com a bola rolando, o Irã se defendeu o quanto pôde. O time persa, porém, tomou um duro golpe logo nos primeiros minutos quanto perdeu o goleiro Beiranvand. Na tentativa de cortar uma bola cruzada na área, o arqueiro se chocou com um defensor. O jogo ficou paralisado por cerca de 10 minutos e o camisa 1 deixou o campo com uma suspeita de concussão. Todos os gols ingleses saíram com a presença do reserva Hossein Hosseini e dos pés da nova geração do English Team.
Primeiro, Maguirre colocou uma bola no travessão após cobrança de escanteio. No mesmo tipo de jogada, o jovem Jude Bellingham, de 19 anos, marcou o primeiro dele na seleção da Inglaterra e abriu o placar. Daí em diante, os ingleses abriram a porteira. Diante de um Irã desorganizado pelo gol sofrido, Saka, de 21, aproveitou assistência de Maguirre e encheu o pé para estufar a rede. O terceiro saiu ainda no primeiro tempo. O mais experiente Sterling, de 27, escorou cruzamento na medida do centro-avante Harry Kane.
A máquina de gols inglesa não parou de funcionar na etapa final. Melhor em campo e mais propositiva nas ações ofensivas, a Inglaterra ampliou novamente com Saka. O jovem atleta limpou dois marcadores e finalizou no canto. Após boa troca de passes, o atacante Taremi foi o responsável por marcar o tento de honra dos iranianos. Mas cabia mais. Na primeira participação em campo, Rashford deixou um defensor no chão e ampliou o passeio. No fim, Gealish fez o sexto com o gol vazio. De pênalti, o Irã fez o segundo com Taremi no último lance.
Craque do jogo
Autor de dois gols na goleada da Inglaterra sobre o Irã, o atacante Saka teve uma tarde bastante especial no Catar. Os tentos marcados na estreia dele na Copa do Mundo o colocaram no topo da artilharia parcial ao lado do colombiano Enner Valencia e o iraniano Taremi. No passeio inglês, ele e o companheiro Bellingham se tornaram os primeiros jogadores nascidos no século XXI a marcaram em um Mundial. A Inglaterra, agora, volta as atenções para a segunda partida, na sexta-feira (25/11), às 16h, contra os Estados Unidos.
COPA DO MUNDO
Grupo B – 1ª Rodada
Inglaterra 6 x 2 Irã
Estádio Internacional Khalifa, Doha, Catar