As estações estão nos corredores da Bandeirantes e Rua Bahia
A licitação para instalação de 11 estações de embarque e desembarques de ônibus foi aberta hoje (18) pela Prefeitura de Campo Grande. Serão sete no corredor do transporte coletivo da Avenida Bandeirantes e 4 no da Rua Bahia.
As propostas das empresas participantes poderão ser apresentadas até o dia 10 de janeiro. Com os terminais prontos, será possível colocar em funcionamento os dois corredores exclusivos para o trajeto dos ônibus que se estendem por 5,2 km.
Esta é a segunda licitação para instalar estações porque a empresa vencedora da primeira pediu rescisão de contrato.
Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito(Agetran), neste formato viário, o tempo de viagem no transporte coletivo irá reduzir, este resultado foi evidenciado no primeiro trecho do corredor sudoeste, ativado em maio passado, ligação da Avenida Afonso Pena com o terminal Bandeirantes, onde circulam 45 ônibus de 6 linhas. Isto foi possível porque a velocidade média aumentou,.
Na Bandeirantes, que é o braço bairro/centro do corredor sudoeste, estão programadas ao longo dos seus 3,5 km de extensão, 7 estações com módulos de 10 metros em plataformas de 40 metros, localizadas nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João Figueiredo, Argemiro Fialho – no meio da quadra entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brilhante e na esquina com a Rua Visconde Taunay. A partir do cruzamento com a Rua 26 de Agosto, o corredor sai da margem esquerda para a da direita para facilitar a entrada dos ônibus na Avenida Afonso Pena.
Na Rua Bahia, primeiro trecho do corredor Norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), as 4 estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras.
O corredor será complementado na Avenida Coronel Antonino, no prolongamento da Rua Bahia, até chegar ao Terminal General Osório recebendo ônibus que vem dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes. O corredor da Rui Barbosa será a via de conexão entre os terminais da saída para São Paulo (Morenão e Guaicurus) com os da saída para Cuiabá (General Osório e Nova Bahia).