A já tradicional meia maratona Bonito 21K, neste ano em sua oitava edição, realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, traz novidades para os atletas de todo o Brasil. Além de integrar a prática da corrida e do ciclismo com as belezas naturais da cidade de Bonito, para 2022 as premiações oferecidas estão ainda mais atrativas. São mais de R$ 11 mil, que serão distribuídos para os vencedores da meia maratona nas categorias feminina e masculina, e troféus para os vencedores das categorias por idade. Além disso, uma bonificação inédita: caso o recorde da prova seja batido, o primeiro colocado terá uma premiação extra de 50% sobre o prêmio do primeiro lugar.
“A Bonito 21K a cada ano está aumentando a premiação, para motivar os atletas de elite a participarem do evento. Isso eleva o nível técnico da prova e traz atletas de outros estados para competirem aqui, além de valorizar os nossos corredores locais”, explica André Milani, diretor técnico da prova. Os recordes atuais são considerados a partir dos tempos de 2020, ano em que a prova foi homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que acompanhará a realização da Bonito 21K também em 2022.
No entanto, quem pretende conquistar essa bonificação terá de encarar os próprios recordistas atuais, Antônio de Souza Dias (tempo de 1:08:10) e Janine Rodrigues de Oliveira (tempo de 1:26:00), que estarão em Bonito defendendo seus índices. “Com certeza vou tentar defender o recorde, a minha preparação já começou e está toda voltada para a Bonito 21K. Participo de várias provas e estou visando as de maiores distâncias para conseguir baixar o meu tempo. Esse ano está muito bom para mim, já baixei 4 minutos do meu recorde do ano passado”, afirma Janine Rodrigues.
Antônio Dias, conhecido como Maranhão, também está se preparando. “A preparação é intensa, a gente vai evoluindo cada vez mais. A meta é bater esse recorde, não importa em quanto tempo”, completa.
Para quem está começando na corrida ou deseja uma prova mais leve, a Bonito 21K também oferece percursos de 10 km e 5 km. Já para os ciclistas, na categoria de ciclismo de estrada, realizada no asfalto, as modalidades disponíveis são de 50 km e de 121 km. Além da premiação geral e por faixa etária, os ciclistas contam ainda com o prêmio de sprint intermediário e rei e rainha da montanha.
Neste ano será realizada novamente a feira com artigos esportivos e a programação contará com talks com influenciadores convidados. Na sexta-feira, dia 2, durante a entrega dos kits para os participantes, haverá telão na Praça da Liberdade, local de largada das provas, para que os presentes possam acompanhar o jogo Brasil x Camarões na Copa do Mundo, às 15 horas.