A eleição em Mato Grosso do Sul será decidida em segundo turno, no dia 30 de outubro. Os 95,20% das urnas apuradas apontam que Capitão Contar (PRTB) parte para a segunda etapa da campanha eleitoral na liderança, com 26,95% dos votos válidos (368507) foram direcionados e disputará votos com Eduardo Riedel (PSDB), que obteve 24,70% da preferência do eleitorado (337711 votos).
Nenhum instituto de pesquisas apontava, o adversário do candidato do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que é militar do Exército e foi eleito deputado estadual em 2018 e recebeu declaração de apoio de última hora do presidente Jair Bolsonaro (PL), na quinta-feira (29), virando o jogo eleitoral no Estado.
Os mesmos institutos apontavam crescimento de Riedel nos últimos levantamentos, mas em todos quem liderava era o ex-governador André Puccinelli (MDB).
Mato Grosso do Sul viveu uma eleição atípica, por ser o estado de nascimento e base eleitoral de duas candidatas à Presidência da República: as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Já o tucano, que tem o apoio da ex-ministra da Agricultura Teresa Cristina (PP), que superou, com facilidade, os votos dos principais adversários, o também ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do União Brasil e o do ex-juiz Odilon de Oliveira, do PSD.