Vídeo do peixe viralizou nas redes sociais e gerou teorias sobre sua origem
Um vídeo que mostra uma carpa asiática com duas cabeças viralizou nas redes sociais nesta semana, após uma publicação no Twitter. O peixe foi encontrado em um lago não identificado, em 2017, mas as imagens foram publicadas recentemente.
No perfil chamado “Oddly Terrifying”, ou “Estranhamente Assustador”, em português, o vídeo mostra uma pessoa segurando a carpa ainda viva, mostrando as duas cabeças e quatro olhos do animal. Usuários apelidaram o animal de “Carpa de Chernobyl”,
Especialistas que tiveram acesso às imagens fizeram comentários nas redes sociais afirmando que, na verdade, trata-se de uma malformação, e não de duas cabeças. Os “olhos” de cima seriam, na verdade, narinas, e os de baixo seriam os olhos verdadeiros. A boca de cima seria a boca funcional do animal.
O biólogo Timothy Mousseau, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, diz que as anomalias dificilmente poderiam ser causadas por contaminação. “A maioria das mutações induzidas por radiação leva a um menor crescimento, sobrevivência e fertilidade. A maioria desses ‘mutantes’ não vive o suficiente para ficar tão grande. A maioria é mais lenta, menos capaz e, portanto, mais propensa a ser comida ou morrer do que indivíduos ‘normais'”, explicou em entrevista a um jornal americano.