Vagas são para atuação em diversos municípios do estado. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (16)
Um novo processo seletivo foi aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratar recenseadores e agente censitários para atuarem no Censo 2022 em Mato Grosso do Sul. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (16).
Conforme o edital, são 185 vagas para recenseador e três vagas para o cargo de agente censitário supervisor distribuídas nos municípios do estado. O IBGE informou que não há vagas para Campo Grande.
A inscrição é gratuita e deve ser feita até sexta-feira, dia 16 de setembro.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar à análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, disse o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.
Jornada de trabalho
A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
A jornada de trabalho de agente censitário municipal e supervisor é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.
Inscrições e provas
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos, e não será cobrada taxa de inscrição.
O prazo para realizar a inscrição é definido na versão completa do edital, que estará disponível no site.