Puccinelli e Trad aparecem na pesquisa como os candidatos mais rejeitados pelos eleitores, e Riedel é o menos rejeitado
O Instituto Ranking Brasil divulgou nesta terça-feira, 30, os novos números da corrida eleitoral para o governo do Estado em Mato Grosso do Sul. André Puccinelli (MDB) continua na liderança, seguido por Eduardo Riedel (PSDB) e Marquinhos Trad (PSD), que estão numericamente empatados.
De acordo com os números da Ranking Brasil, na pesquisa estimulada, quando é apresentado aos eleitor disco com os nomes dos candidatos, André Puccinelli (MDB) aparece com 23,00%.
Na sequência vêm Marquinhos Trad (PSD), com 17,70%, e Eduardo Riedel (PSDB), com 17,50%, diferença de apenas dois décimos percentuais, estando, portanto, numericamente empatados.
Rose Modesto (UB) surge na sequência, 13,10%, vindo logo atrás Capitão Contar (PRTB), com 9,20%. Os demais candidatos aparecem com os sgeuintes índices: Giselle Marques (PT), 2,00%; Adônis Marcos (PSOL), 0,20%; e Magno Souza, 0,10%. Brancos/Nulos/Indecisos/Não sabe/Não respondeu somam 17,20% dos votos.
Rejeição
O ex-governador André Puccinelli e o ex-prefeito Marquinhos Trad estão na frente quando se trata da rejeição, no instante em que o eleitor, estimlado pelo entrevistador, indica em qual dos candidatos não votaria sob nenhuma hipótese.
André Puccinelli (MDB) é rejeitado por 19,50% dos eleitores, enquanto que Marquinhos Trad (PSD) não receberia de forma alguma o voto de 18,30% dos entrevistados.
Capitão Contar (PRTB) aparece na terceira colocação, com 12,20% de reheição, seguido por Giselle Marques (PT), com 8,70%.
Rose Modesto (UB) é rejeitada por 5,90% dos eleitores e Eduardo Riedel (PSDB), por 5,00%. Magno Souza não receberia o voto de 1,50% dos entrevistados e Adônis Marcos (PSOL) tem rejeição de 1,10%. Brancos/Nulos/Indecisos/Não sabem/Não responderam somam 27,80% dos votos.
Dados da pesquisa
A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Significa que todos tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário.
A amostra foi realizada de acordo com os dados populacionais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2010 e TSE/TRE-MS 31/07/2022.
A pesquisa foi executada e registrada com os números: MS-08328/2022 e BR-09736/2022. A margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo site MGS NEWS. O Instituto Ranking Brasilé registrado no Conre 1 com o número: 8561.