Na terça-feira (23), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu mais de 2,7 t de droga em Campo Grande e, após diligências, realizou a prisão de uma quadrilha.
Inicialmente a equipe policial avistou o veículo Renault Duster saindo da rodovia MS-040 e adentrando na BR-163, km 470, em alta velocidade, seguido de um veículo GM Monza. Contudo, o condutor do Monza, ao notar a viatura policial, efetuou manobra de retorno. Os agentes, então, deram ordem de parada ao veículo Duster, que não obedeceu a mesma e empreendeu fuga. Foi iniciado perseguição até o perímetro urbano, onde o suspeito entrou em uma rua sem saída, deixou o veículo e fugiu a pé em meio à vegetação e não foi encontrado pelos policiais.
No interior do veículo, grande quantidade de maconha e um rádio comunicador foram encontrados. Policiais verificaram que as placas do veículo eram falsas.
Logo em seguida, com o auxílio de outras equipes da PRF e da Polícia Militar, o veículo Monza e o condutor do mesmo, de 20 anos, foram localizados. Após análise no interior do carro, a polícia encontrou vários tabletes de maconha. Questionado sobre o fato, o suspeito disse que outros veículos estavam envolvidos na atividade criminosa e que alguns levavam droga e outros atuavam como “batedores” da carga.
Os policiais deram continuidade as diligências e uma equipe da PRF abordou o condutor de um veículo Hyundai Tucson, de 38 anos, acompanhado de mais dois homens, com idade de 30 e 48 anos. O condutor confessou que participavam de atividades ilícitas, e que estavam ali para dar apoio para outro envolvido, que seria o condutor de um veículo GM Vectra, o qual também estava carregado com droga. Ele disse ainda que realizou o serviço de batedor da droga, em outro veículo, um VW Gol, utilizando rádio de comunicação e celulares. Segundo ele, a droga teria sido trazida da fronteira até a capital e o veículo estaria na casa dele, em um bairro da capital. Os passageiros confirmaram à equipe policial a participação nos crimes, mas não quiseram citar mais detalhes.
Diante dos fatos, os três veículos foram encaminhados à Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico). As drogas apreendidas foram pesadas e totalizaram 2.765,2 Kg de maconha e de 89,4 kg de skunk.
Já os quatro detidos foram conduzidos para o Centro Especializado de Polícia Integrada) para adoção das providências legais.