O parlamentar e médico foi reconhecido entre personalidades ilustres da medicina no Brasil
No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (5), o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) é homenageado pelo Ministério da Saúde. O governo federal enalteceu a atuação do parlamentar nos esforços pela área e em defesa do Sistema único de Saúde (SUS).
O senador Nelsinho Trad, que é médico urologista e especialista em saúde pública, recebeu a Ordem do Mérito Médico na classe Grande-Oficial.
A condecoração, concedida pelo presidente da República com indicações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi criada em 1950. Os escolhidos são profissionais que prestaram serviços notáveis ao país na área médica.
O senador Nelsinho Trad trabalhou pela aprovação, no Congresso, de projetos como o que permite a licença compulsória de vacinas e insumos de saúde e o que institui a bula digital. Também promoveu debate a respeito da regulamentação da telemedicina e conseguiu, em interlocução com o Ministério da Saúde, a destinação de doses de imunizantes contra a covid que permitiram a vacinação em massa na região de fronteira durante a pandemia.
Defensor do Sistema Único de Saúde, o senador Nelsinho Trad também foi o relator da proposta que garante aos pacientes com suspeita de câncer atendidos pela rede pública o direito à biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico.
“Todos nós gostamos quando a gente tem o trabalho reconhecido e eu estou duplamente feliz e emocionado por esse reconhecimento da minha atuação na área da saúde pública. Sou médico e sempre estive muito atento aos avanços que a medicina e o SUS podem proporcionar à toda a população, e por encontrar, nesta sexta-feira, várias personalidades que tenho como referência pessoal e profissional. Sou muito grato a Deus por me proporcionar esse momento ímpar.”
Com o senador, também foram homenageados o vice-presidente do Conselho Diretor do Incor, Fábio Jatene; a representante no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde, Socorro Gross; a ex-secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo; o urologista e presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco Sampaio; e o cirurgião referência na cardiologia mundial José Pedro da Silva. O médico Vitor Procópio Trindade, de 27 anos, recebeu a condecoração in memorian na classe cavaleiro. O jovem, que morreu em julho num acidente entre uma ambulância e um caminhão, era filho do jornalista José Maria Trindade.
A data de cinco de agosto remete ainda ao nascimento de Oswaldo Cruz, que atuou para eliminar três epidemias simultâneas: a da peste bubônica, febre amarela e varíola. “o legado deixado por esse sanitarista nos faz refletir sobre a importância da pesquisa e da consciência social tão pertinentes diante dos desafios atuais. Mal conseguimos respirar após a queda nas mortes por covid e já precisamos lidar com a ameaça da varíola dos macacos”, disse o senador Nelsinho Trad.
Em pronunciamento feito na última quarta-feira, o parlamentar alertou sobre a necessidade de medidas que contenham o avanço da doença no Brasil, onde já existem mais de 1700 registros de varíola dos macacos.