Auditores aprovados participaram de cerimônia de nomeação nesta segunda-feira (18)
Foram nomeados, na tarde desta segunda-feira (18), 20 auditores fiscais para compor o quadro de servidores da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), que ganha novos funcionários no cargo após 20 anos sem concurso público na área. A cerimônia empossou os candidatos no auditório do Bioparque Pantanal.
Fortalecendo a estrutura responsável, entre outras coisas, pela prevenção à corrupção, incremento da transparência pública, controle social e fomento às boas práticas de governança pública, o governador Reinaldo Azambuja os novos auditores.
A Controladoria-Geral do Estado foi criada por Reinaldo Azambuja em 2016 e tem suas funções institucionais operacionalizadas através de Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria-Geral do Estado. “Toda a estrutura da Auditoria, junto com a Controladoria, formam o órgão de proteção ao Estado. Quando você faz um concurso após 20 anos sem nomeação de nenhum auditor, isso mostra a nossa preocupação em fortalecer essa estrutura governamental de apoio à integridade, à transparência e combate à corrupção. Esse é o grande legado para o Estado que, em 2014, era a última nota em transparência e hoje é uma das melhores notas. Criar uma estrutura de controle interno é se preocupar com a boa gestão pública”, afirmou Reinaldo Azambuja.
Dentre o novo time, a campo-grandense Ana Flávia, de 29 anos, conta sobre a felicidade da aprovação. “Foram anos de estudo e esforço. Agora é olhar para trás e ver que tudo valeu a pena”.
Para o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, as nomeações de hoje complementam uma política de transparência e controle interno iniciada nos últimos anos. “Há 7 anos e meio atrás muito pouco a gente poderia falar sobre alguns dos tópicos que permeiam o órgão central de controle interno: transparência pública, integridade pública, governança, gestão de risco, avaliação de políticas públicas, relacionamento com o cidadão, promoção e controle social e também as atividades punitivas, pedagógicas, demonstrando que o Estado não é leniente com o desvio de conduta, seja ele de servidores ou de fornecedores”, declarou.
Falando em nome dos novos auditores, João Pedro de Araújo Pereira lembrou do esforço e dedicação de cada um dos novos nomeados e do compromisso de atuarem em benefício da população de Mato Grosso do Sul. “O nosso dever maior é servir o público, ou melhor, deixar orgulhosos todos os cidadãos de Mato Grosso do Sul, que a duras penas paga os seus impostos. Assim, justamente por isso, faremos o máximo ao nosso alcance”.
Também acompanharam o evento de posse os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Ana Carolina Nardes (Administração e Desburocratização), Elisa Cleia (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, entre outras autoridades.