Apresentador se pronunciou ao vivo durante o Brasil Urgente, afirmando que vai “seguir seu caminho” fora da política
O apresentador José Luiz Datena anunciou nesta quinta-feira, 30, que não vai mais concorrer ao Senado por São Paulo. Ele se pronunciou ao vivo durante o programa Brasil Urgente, da Band TV, afirmando que decidiu “seguir seu caminho” fora da política.
“Pensei bem e resolvi seguir meu caminho”, disse Datena. O apresentador também deixou agradecimentos ao apoio que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu a ele quando pretendia se candidatar.
A partir desta quinta, emissoras de rádio e televisão estão proibidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições de outubro. A regra foi estabelecida pelo TSE em dezembro do ano passado e compõe o calendário eleitoral das eleições de 2022.
Caso não seja respeitada, a lei prevê multa e cancelamento do registro da candidatura do apresentador ou apresentadora. Além disso, a emissora também está sujeita a multa, que pode variar entre R$ 20 mil e R$ 100 mil, duplicada em caso de reincidência.
Datena voltou à TV nesta quinta e frustrou as expectativas de que fosse concorrer a um cargo no Congresso em outubro. Ele havia tirado férias da apresentação do Brasil Urgente, mas voltou ao programa nesta tarde, o que o impossibilita de concorrer.
Era esperado que ele concorresse em outubro como candidato por vaga como senador de São Paulo, em chapa com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato a governador com apoio do Palácio do Planalto. Ele chegou a ter reunião em Brasília com Bolsonaro.