Militares do 17º Batalhão de Fronteira, no centro de Corumbá (MS), receberam uma visita inusitada, na noite de segunda-feira (27). O visitante inesperado se tratava de uma onça-pintada, de aproximadamente 115 kg, que passeava pelas dependências do local e acabou se escondendo em um banheiro da unidade.
Para o resgate foram acionadas equipes do Corpo de Bombeiros, veterinários e biólogos. A força-tarefa permitiu que o macho recebesse todo os cuidados necessários.
De acordo com os bombeiros, o animal foi localizado dentro de um banheiro, que estava com a porta aberta. A ocorrência foi registrada por volta das 20h. Como o local é bastante movimentado, a onça foi encontrada bastante agitada e precisou ser anestesiada.
“Como o quartel é muito movimentado, o primeiro procedimento foi isolar a área e reter o animal em uma sala. A onça estava muito agitada, esperamos o momento mais oportuno e fizemos um disparo de dardos com tranquilizantes para realizar a captura. A partir do momento que ela adormeceu, fizemos toda a contenção, com apoio veterinários”, explicou o primeiro-tenente Silvanei Barbosa Coelho.
Os bombeiros relataram que o animal estava saudável e em condição de ser devolvido para seu habitat natural. Ainda anestesiada, a onça-pintada foi levada até uma região afastada da cidade para evitar qualquer conflito com ser humano e solta.
Os bombeiros ainda aguardaram por cerca de meia hora, até o animal acordar e seguir pela mata.
“Aqui em Corumbá temos várias ocorrências com animais silvestres, para a captura tivemos apoio para garantir a segurança e saúde do animal. Verificamos que a onça-pintada tinha condição de retornar para o habitat natural”.
O resgate contou com apoio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Polícia Militar Ambiental, Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Corpo de Bombeiros e do próprio Exército Militar.