Os períodos do ano em que as temperaturas sofrem declínio podem ser benéficos para o processo de emagrecimento. Muitas pessoas acreditam que no frio a vontade de comer aumenta, porém isto é apenas um aspecto mental, pois a questão corporal faz com que o metabolismo acelere para deixar o corpo aquecido e, somado com uma alimentação saudável, pode fazer com que a perda de peso aconteça.
O médico Dr. Yago Fernandes, atuante em endocrinologia e especialista em emagrecimento e hipertrofia, explica que o inverno é a melhor época para emagrecer, pois o corpo gasta muitas calorias para equilibrar a temperatura corporal e isso consome gordura. Ao conseguir controlar a alimentação, o frio será um aliado na perda de peso. Há diferença entre a fome e a vontade de comer. Enquanto a fome é quando o corpo usa a primeira reserva de energia que geralmente é o carboidrato, a vontade de comer é quando isso já foi suprido, mas continuamos a ingerir alimentos.
Para uma alimentação que fortalece o processo de emagrecimento, Eleonora Galvão, nutricionista e especializada em nutrição vegana e vegetariana, indica alimentos que ajudam a dieta:
– Cenoura: possui fibras que retardam a digestão, promovendo saciedade por mais tempo. Saciam a vontade de comer e controlam desejos por conta do tempo de decomposição e digestão mais longo.
– Canela: a especiaria com potencial termogênico acelera o metabolismo naturalmente, além de promover a estabilização dos níveis de glicose no sangue, melhorando a sinalização do hormônio insulina e, consequentemente, promovendo maior controle da fome.
– Kiwi: a fruta da safra do inverno é rica em fibras alimentares, promovendo saúde do intestino e digestão. É grande fonte de magnésio, mineral importante para controle da ansiedade, comum em climas mais frios.
Além destes pontos, treinar no frio pode ser um ponto extra. O personal trainer criador do método “treinando sem dor”, Matheus Vianna, aponta que o corpo tende a se adaptar às temperaturas amenas e aumentar a capacidade de queima de gordura corporal. Atividades físicas caseiras podem ser uma boa escolha, como subir escadas num treino de cardio e perna de alta intensidade. Dança, yoga e artes marciais são exemplos de exercícios que podem ser feitos dentro de casa.