Um homem, de 44 anos, foi conduzido à delegacia, na madrugada desta sexta-feira (6), suspeito de embebedar o próprio filho, um adolescente, de 12 anos. O menino foi encontrado por um morador passando mal, no meio da rua, na região do Jardim Aeroporto – em Campo Grande (MS).
Segundo o registro policial, o jovem, junto da irmã, também menor de idade, tinham fugido de casa após o suspeito tentar agredir a mãe. Os policiais foram na casa da família e encontraram o pai embriagado. Ele assumiu que estava consumindo bebidas alcoólicas.
Na rua, um homem de 27 anos ajudou os irmãos. Ao perceber que o menino vomitava, a testemunha se aproximou perguntando o que tinha acontecido. Os irmãos contaram que o jovem tinha ingerido bebida alcoólica, a mando do pai e, depois, saíram de casa acompanhados da mãe. Segundo o boletim de ocorrência, no meio da fuga, os menores se perderam da mulher.
O adolescente foi socorrido desacordado por policiais militares e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida, onde passou a noite em observação. Já a menina pediu para ser levada para a casa de uma tia.
Fornecer bebida alcoólica para menores de 18 anos fere o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pode resultar em detenção de dois a quatro anos e multa.
Intoxicação alcoólica
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o menino deu entrada na unidade de saúde com intoxicação alcoólica, consciente e orientado, porém, vomitando. Ele ficou em observação até a manhã de hoje e foi levado embora pelo próprio pai, sem autorização da equipe médica, após o mesmo prestar esclarecimentos à polícia.
A Sesau encaminhou uma notificação de violência e acionou o Conselho Tutelar sobre a evasão do paciente. O caso vai ser investigado pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Decpa).