Após polêmica com o Novo McPicanha, o McDonald’s decidiu retirar o produto do cardápio em todas as lojas do país nesta sexta-feira. A decisão ocorreu após o Ministério da Justiça notificar a empresa e pedir esclarecimentos sobre se o sanduíche é de fato feito com picanha.
Em campanha publicitária e nas embalagens, a rede de fast-food usava o nome do corte nobre da carne, mas o hambúrguer não tinha picanha em sua composição, como admitiu o próporio McDonald’s. Hoje, a companhia se desculpou por ter “gerado dúvidas” entre os clientes.
“A partir desta sexta-feira, estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha, em todos os restaurantes no país”, disse o McDonald’s na nota.
“Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada Novos McPicanha teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, completou, para em seguida se desculpar:
“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.”
Na quinta-feira, o McDonald’s já havia admitido que o novo McPicanha não tinha picanha na composição do hambúrguer, e sim um molho com sabor mais acentuado de churrasco, após denúncia da página “Coma com os olhos”, veiculada no Instagram e no Facebook e que faz resenhas sobre comida.
A falta da carne que dá nome ao sanduíche foi alvo de indignação de consumidores nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados pelos usuários do Twitter.
Nesta-quinta-feira, o Procon-SP também notificou a rede, e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar as peças publicitárias veículadas.
A empresa tem 72 horas para responder ao Procon-SP. Entre as exigências, estão o envio de todo o material da campanha publicitária, das mídias de divulgação da nova linha, e da campanha anterior do hambúrguer com a presença da informação de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por seus parceiros.
A solicitação do Ministério da Justiça também pede que a rede esclareça, em até dez dias, a campanha publicitária feita para divulgar os novos lançamentos, para que seja analisado se oas peças podem induzir o consumidor ao erro.
Também ontem, o Procon do Distrito Federal (Procon-DF) determinou em medida cautelar a suspensão da venda do McPicanha e a retirada da propaganda do lanche em todas as lojas do McDonald’s na região.