O primeiro eclipse solar deste ano acontecerá no dia 30 de abril, no próximo sábado. Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e o planeta Terra se alinham e a Lua passa “em frente” ao sol, bloqueando assim sua luz e lançando a sombra da Lua em uma parte específica da Terra. Quando os astros estão perfeitamente alinhados, temos um eclipse solar total, pois o círculo lunar sobrepõe completamente a grande estrela.
Já nos eclipses solares parciais, a lua passa apenas por uma parte do Sol. Embora não transforme o dia em noite – como é o caso do eclipse total – os eclipses parciais também são incríveis.
Temos também o que chamamos de eclipse solar anular, quando o diâmetro da lua é menor que o diâmetro do Sol. Dessa forma, a Lua cobre apenas o centro do Sol, formando um anel brilhante ao redor.
Esse fenômeno do dia 30 será um eclipse parcial, quando apenas uma parte da Lua sobrepõe o Sol. De acordo com a NASA, em seu pico, cerca de 65% do Sol será apagado pela Lua.
Ele será visto apenas no extremo sul da América do Sul, mais especificamente na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. No Brasil, algumas cidades do extremo oeste do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana, conseguirão observar apenas uma pequena parte do eclipse, segundo os astrônomos. O ápice do evento astronômico será às 17h41, no horário de Brasília. Esse tipo de eclipse é chamado de “eclipse do pôr do sol”.
Para observar o fenômeno, é necessário utilizar de filtros solares nos telescópios ou nos binóculos, caso você tenha. Jamais tente olhar para o sol a olho nu se você não tiver o material adequado para tal. Não é recomendado utilizar chapas de raio-x, óculos escuros ou qualquer outro material do tipo.
Esse evento não vem sozinho. No dia 16 de maio de 2022 um eclipse lunar total será 100% visível no Brasil. Anote na agenda!
O próximo eclipse solar deste ano também será parcial e acontecerá no dia 25 de outubro. Será visto somente em algumas partes da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. No Brasil, apenas em 2045 conseguiremos presenciar um eclipse solar total.