A campanha reforça a necessidade do aumento do estoque de sangue nos hemocentros
A lei 5.853, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (13), institui a “Campanha Jovem Doador” em Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), a nova norma prevê mobilização nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
A campanha reforça a necessidade do aumento do estoque de sangue nos hemocentros e o objetivo é conscientizar o público jovem sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.
Serão realizadas ações nas primeiras semanas de fevereiro e novembro, sendo de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, por intermédio do Hemosul, o planejamento e execução das atividades.
Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar saudável, bem alimentado, pesar 50 kg ou mais e portar um documento oficial com foto. Os candidatos menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável.
Também é preciso estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço); ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses). Já as mulheres, podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).