O presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve a agenda no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã, nesta terça-feira (29). A informação foi confirmada por integrantes da administração municipal da cidade de fronteira.
Na noite de ontem (28), Bolsonaro precisou passar por exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF), após sentir um desconforto, conforme informou o Ministério das Comunicações.
O presidente desembarcou próximo das 10 horas em Campo Grande, e foi recebido pelo deputado Federal Luiz Ovando (PL).
No assentamento, o presidente participará da cerimônia de regularização fundiária dos moradores locais, entregará crédito a assentados, realizará cessão de área da União para o município e pontos de conexão de internet.
O mandatário participa também da cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção da terceira ponte Brasíl-Paraguai, obra pensada já há umas décadas e que integra o projeto conhecido como a Rota Bioceânica.
O empreendimento, orçado inicialmente 75 milhões de dólares, ou perto de R$ 235 milhões, reduzirá, segundo estudos, em até 15 dias o tempo de viagem das exportação da parte centro-oeste brasileira até a países como China e Japão. Cálculos dos idealizadores do projeto, estima que a ponte fica pronta em 2023.
Conforme a agenda divulgada pelo Planalto, a comitiva da presidência deixa a Capital federal às 8h30 com chegada prevista para as 10h em Ponta Porã.
A cerimônia de regularização está marcada para 11h, com término previsto às 12h15. O retorno para Brasília acontece 13h.
O lançamento da pedra fundamental para a construção da ponte deve atrair autoridades brasileiras e paraguaias. O governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), segue com uma comitiva para recepcionar o presidente.