A professora Lúcia Marta de Lira, Diretora da Escola Municipal Polo do Saber da cidade de Rochedo, comemorou a lei Lei Municipal n.º 885/2021 que foi promulgada pelo prefeito Francisco de Paula Ribeiro Junior para que às Escolas, CRAS e posto de saúde possam fornecer os absorventes para estas meninas, sendo que a prefeitura é o órgão mantenedora para os mesmos. “Mas independente disso faremos campanhas de doações, conscientização para que estas meninas possam se preparar para este momento”, disse ao lembrar que o projeto de lei foi apresentado pelo vereador Peninha, presidente da Câmara de Vereadores do Município.
Profunda conhecedora da estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta uma a cada 10 meninas que ainda estão na escola, falte às aulas por falta de absorventes no período menstrual, ela ressalta que para muitas famílias comprar um absorvente é um item de luxo, a menina sem esclarecimento algum recorre à jornais, retalhos de panos velhos, papel higiênico etc….. Contudo faz com que esta menina por vergonha falte às aulas”, ressaltou.
Além da distribuição de absorventes para as estudantes, os alunos vão participar de debates que visam a conscientização sobre a pobreza menstrual. “Com certeza para que estas meninas se conscientizem que a menstruação é um processo normal da vida da mulher, pois, estamos nos preparando para um momento que é único na vida dela: a gravidez”, comentou.
A professora lembra que “a pobreza menstrual afeta várias famílias, e é dever da Escola trabalhar a conscientização, na maioria das vezes elas estão despreparadas para este momento. Precisamos fazer folders explicativos, palestras e debates em sala para conhecimento de todo”, concluiu.