O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, confirmou que o Aquário do Pantanal vai funcionar após a inauguração prevista para o final de março. O Grupo Cataratas do Iguaçu S/A, único interessado em administrar o local na licitação de concessão em 2014, ainda reavalia se quer assumir o monumento e precisa se manifestar esta semana.
“Vamos entregar as obras do aquário no dia 28 deste mês. As visitações vão começar ainda neste semestre. Meu trabalho é focado na entrega de resultados”, destacou Riedel. A expectativa é que uma reunião ocorra após a entrega da obra e se houver demora para os empresários administrarem o Aquário, o próprio governo vai tocar as visitações.
“O Aquário do Pantanal terá papel importante na indústria regional do turismo, bem como no campo de pesquisa, educação e desenvolvimento do Estado”, disse Riedel ao revelar que Governo de MS pode gerir o empreendimento.
Neste caso, a operação será feita pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A equipe do governo pode ficar na gestão até o final das tratativas com qualquer interessado na concessão, o que pode demorar meses. Neste período, um projeto-piloto com visitação guiada e gratuita para estudantes já é estudado como plano B do governo do Estado.
Nas obras finais do Aquário do Pantanal, um tanque de 60 mil litros dentro do circuito interno do atrativo turístico recebeu seus primeiros moradores nos dias 15 e 16 de fevereiro. A inauguração está marcada para a última semana de março, conforme planejamento da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), mas o Aquário do Pantanal está recebendo peixes desde janeiro deste ano.
Apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Estamos acompanhando toda semana a evolução do cronograma”, pontuou Riedel.
Cerca de 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul são soltos no Tanque Veredas. O Tanque Veredas revela o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para 600 animais de pequeno porte. Apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.
Riedel cravou a entrega do Aquário para este mês e a abertura ao público ainda no primeiro semestre. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Estamos acompanhando toda semana a evolução do cronograma”, pontuou Riedel.