A Sanesul (A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) chega aos 43 anos, completados nesta quarta-feira (26), como referência do novo Marco Legal do Saneamento Básico, graças à dinâmica de um trabalho bem-sucedido que inclui um plano ousado de investimento sustentável por meio de uma engrenagem envolvendo sua diretoria, Conselho de Administração e seus cerca de 1.400 colaboradores.
O Marco Legal (lei 14.026/2020) fez um ano em 15 de julho do ano passado e é indispensável para delimitar um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, desde a captação até as ligações prediais e a universalização do esgotamento sanitário, incluindo coleta, transporte, tratamento e disposição final.
O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, credita o sucesso da empresa no cumprimento de suas metas ao empenho de toda a diretoria e a qualificação constante de seus colaboradores, equipe, segundo ele, considerada verdadeiro patrimônio da companhia.
O dirigente reforça que a diretoria da empresa recebeu a incumbência do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) de avançar na área de saneamento com objetivo de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o esgotamento sanitário do Brasil.
“Depois da Lei das Estatais, veio o novo Marco do Saneamento, em meados do ano passado, que trouxe uma série de responsabilidade e uma série de antecipação de obrigações e metas que as empresas têm, independente de ser pública ou privada, de seguir”, destaca.
Para isso, segundo ele, a Sanesul tem focado muito em estratégias e métodos que envolvem todo seu corpo técnico a fim de se atualizar e promover mudanças estruturais para atender aos usuários nos 68 municípios nos quais mantém contratos de concessão, além de preservar o meio o ambiente e contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
“A Sanesul vem ao longo do tempo se reorganizando, se reestruturando, capacitando seus colaboradores, dando condições de trabalho para seus funcionários para que a gente avance cada vez mais nas gestões de qualidade, na eficiência, na automação, no investimento em tecnologia de nossos sistemas, no monitoramento de combate a perdas, na eficiência energética. Temos de ser competitivos”, afirma ele.
RANKING NACIONAL
A boa gestão chamou a atenção das autoridades públicas, incluindo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, que vieram a Mato Grosso do Sul conhecer de perto o modelo inovador de investimento da estatal. Esse trabalho, inclusive, rendeu notório destaque na mídia nacional.
A mais recente coroação aconteceu no último dia 5 de outubro, no prêmio ‘As Melhores da Dinheiro 2021’, promovido pela Revista IstoÉ Dinheiro, em reconhecimento aos grandes êxitos empresariais das maiores companhias que atuam no Brasil.
A Sanesul também foi destaque no prêmio ‘Revista Valor 1000’, entre as mil maiores empresas do país, conferido pelo jornal Valor Econômico.