Jovens simpáticos e sorridentes alegraram comerciantes e clientes na manhã da última quinta-feira (23) no Mercado Municipal Antônio Valente, o Mercadão, em Campo Grande. Portavam dezenas de embalagens contendo panetones e cartões de Natal e Ano Novo para distribuir às pessoas.
O gesto chamou a atenção de todos os frequentadores do concorrido e simbólico espaço comercial e cultural de Campo Grande. Afinal, em uma das épocas de maior circulação de gente, e tendo o espírito natalino como indutor de congraçamento em climas festivos, a afetuosa lembrança tornou-se uma atração à parte naquele ambiente.
A diferença, porém, ficou por conta de um detalhe nada estimulante e, no mínimo, questionável. Acompanhavam os panetones cartões azuis de boas-festas com a seguinte mensagem: “Um Natal cheio da graça de Jesus Cristo e do amor de Deus para você e sua família. Desejo a todos um Feliz Natal!”. E a frase tem a assinatura de Marquinhos Trad. Exatamente, ele, o prefeito de Campo Grande.
Marquinhos Trad tem direito inquestionável de colocar o seu nome entre os pré-candidatos ao Governo. Mas esse direito, no seu caso, esbarra em condições éticas que devem ser respeitadas. O prefeito não explica, por exemplo, se essa gentileza natalina foi bancada por dinheiro de seu próprio bolso ou pelos cofres da prefeitura.
Há outras implicações que, se confirmadas, não causarão estragos ao panetone, mas contaminam o gesto. O prefeito já é candidato a candidato e já assumiu esta empreitada, inclusive com o comprometimento das figuras mais representativas do partido, o PSD, a exemplo do presidente nacional, Gilberto Kassab, e do próprio irmão, o senador Nelsinho Trad. O martelo foi batido em outubro último, durante encontro nacional da sigla. Naquela ocasião Kassab disse que “Marquinhos Trad é um dos prefeitos mais bem avaliados no País e será nosso candidato a governador de Mato Grosso do Sul”.
O prefeito, ainda que tenha pago a conta dos cartões e do panetone, não precisava fazer isso para agradar os eleitores. Poderia muito bem limitar-se à visibilidade extraordinária que o cargo lhe confere, abrindo todos os dias diferentes palanques para sua figura ser notada e aplaudida, com eventos de toda natureza – um deles, na programação de Natal que a prefeitura realiza em toda a cidade, com artistas, palhaços, guloseimas e diversas atrações para toda a família.