Com duas emendas apresentadas pelo vereador Otávio Trad (PSD), o auxílio ao atleta criado pelo Projeto de Lei n° 10.336/21, de autoria do Executivo Municipal, aprovado na sessão da última terça-feira (30), incluirá o paradesporto e destinará 10% dos recursos previstos às pessoas com deficiência.
O parlamentar apresentou as emendas para garantir a inclusão de todos a este incentivo financeiro. “Nosso objetivo é fomentar e dar visibilidade ao paradesporto local e aos paratletas de Campo Grande”, defendeu.
De acordo com a proposta do Executivo, os atletas e equipes poderão solicitar auxílio de custeio, como transporte, alimentação, estadia e inscrição, para participar de eventos e competições realizadas fora de Campo Grande.
CAPACITISMO
Foi aprovado o Projeto de Lei 10.260/21, apresentado por Otávio Trad, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo em Campo Grande.
“Apresentamos o projeto e ouvimos as entidades, associações e pessoas com deficiência para construir uma proposta”, relatou o parlamentar.
A discussão do projeto também contou com a participação especial da jornalista, influenciadora digital e mulher com deficiência, Sarah Santos. “Capacitismo é uma palavra nova, mas já muito falada e define o preconceito contra a pessoa com deficiência”, explicou.
“E não é só uma palavra nova, mas é uma coisa muito difícil pela qual pessoas com deficiência passam desde sempre. Não é só a ofensa falada como uma piada ou xingamento, mas o capacitismo também está em atitudes, na invisibilidade da pessoa com deficiência, na falta de acessibilidade”, completou.