Com a estiagem prolongada, o valor da energia elétrica vem subindo ao longo dos meses, assustando o consumidor. Por isso, alternativas renováveis de geração de energia são opções interessantes para driblar essa alta.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a energia solar contribui com a economia. E é muito simples adquirir esse sistema tanto em residência como em empresa. O Sicredi oferece linhas de financiamento e tem parceria com empresas que desenvolvem esses projetos.
O assessor de negócios da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Pedro Eich, conta que nos últimos anos o custo caiu tanto dos quilowatts, quanto da instalação dos equipamentos. “Basta o associado procurar um fornecedor, que vai desenvolver o projeto e apresentar aqui no Sicredi para pedir a aprovação, como também fazer o pedido na concessionária de energia. Caso o projeto contemple 100% do gasto de energia do imóvel, a economia pode ser 90%, pois continua pagando o mínimo da conta de luz à concessionária”, explica o assessor.
Segundo uma pesquisa do Datafolha de 2020, gerar a própria energia é um sonho de 9 em cada 10 brasileiros. No entanto, o custo inicial para a aquisição e instalação desses sistemas ainda é uma barreira para muitos. É nessa hora que o financiamento se torna a melhor opção. Esse parcelamento do sistema de energia solar suaviza muito o desembolso inicial, além disso, dependendo do valor mensal que se gasta com energia, a economia que a pessoa irá obter com a energia solar poderá ficar bem próxima da parcela do financiamento.
“Outra vantagem em se tornar um autoprodutor de energia é que você não precisa mais se preocupar com os aumentos na tarifa. Toda a energia que você consome passa a vir do sol, fonte mais abundante no mundo e que não apresenta crise de fornecimento como as hidrelétricas no Brasil”, reforça Pedro Eich.