Principal representante do setor produtivo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Teixeira saiu em defesa do homem e da mulher do campo na sessão realizada nesta semana e contrapôs o deputado Pedro Kemp (PT). O petista usou da palavra na Alems para criticar os produtores rurais e, com isso, atingir o presidente Jair Bolsonaro. No discurso, ele disse que o agronegócio era o único setor que estava se dando bem com a política econômica do governo federal em razão da alta cotação do dólar e que os produtores rurais lucram demasiadamente quando exportam em dólar o que é produzido no Brasil.
O deputado Zé Teixeira (DEM) apontou os equívocos da fala do colega parlamentar ainda durante a sessão. “O nobre deputado, que respeito muito, demonstra total desconhecimento do agronegócio ao insinuar que o produtor apenas exporta em dólar, quando, na verdade, toda cadeia produtiva está dolarizada hoje”, explicou Zé Teixeira. “O insumo que o campo usa para produzir também tem seu preço definido pela cotação da moeda norte-americana, de forma que a produção tem um elevado custo para o homem do campo”, completou.
Zé Teixeira pontuou, ainda, que o produtor não enfrenta apenas a dolarização do insumo, mas as sazonalidades do mercado, as intempéries do tempo como estiagem prolongada e geadas como as que atingiram o Mato Grosso do Sul neste ano. “Não se deve criticar um setor que há décadas carrega este país nas costas, gerando superávit da balança comercial, proporcionando dezenas de milhões de empregos diretos e indiretos, garantindo renda para os trabalhadores e fomentando toda economia nacional, mesmo diante das dificuldades que foram impostas pelos governos do partido que ele representa”.