A ampliação do estoque de vacinas em todos os estados, com o suprimento para garantir o bom desempenho de Mato Grosso do Sul – um dos melhores do Brasil na campanha – foram pontos de destaques da participação do governador Reinaldo Azambuja na audiência de segunda-feira (10), no Senado. Em um debate por videoconferência, convocada pela Comissão Temporária da Covid-19, Azambuja realçou a importância da compra de mais vacinas e insumos, como o kit intubação.
“Deveríamos estar concentrando todas as nossas energias na busca de mais vacinas”, cobrou Azambuja. Ele foi endossado pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao salientar que quanto mais se amplia as etapas de vacinação, começando com os mais idosos e pessoas com comorbidades, mais são reduzidas as internações e os óbitos nessas faixas. O governador citou também as negociações que o Consórcio Brasil Central e o Consórcio do Nordeste fazem com algumas fabricantes mundiais. “Precisamos avançar no volume de vacinas”, insistiu.
Mato Grosso do Sul é o estado com maior índice de vacinação: 21,7%. Após a chegada dos carregamentos, em menos de 12 horas os imunizantes são distribuídos aos 79 municípios, com apoio das polícias estaduais e CBM (Corpo de Bombeiros Militar). Da videoconferência, além de Azambuja e Resende, participaram também os governadores do Maranhão e Piauí e o prefeito de Florianópolis, que com Mato Grosso do Sul solicitaram apoio diplomático para a liberação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) por países que detêm esse insumo.