A Câmara Municipal de Maracaju realizou na quarta-feira (12) a primeira sessão com a presença de público depois de um período com as atividades regimentais sendo transmitidas por sistema online por causa da pandemia. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Robert Ziemann (PSDB), já recuperado da Covid-19. Ele e os colegas expressaram sua dor e, com uma moção de pesar, prestaram condolências à família do ex-prefeito Luiz Gonzaga Prata Braga, que morreu na segunda-feira (10), aos 83 anos.
Dois projetos de lei (PL) foram submetidos às comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamentos e Finanças. O PL 008/2021, da Câmara, reconhece as atividades religiosas, espirituais e suas liturgias, como práticas essenciais para efeito de políticas públicas, em especial nas calamidades e situações de emergência. A proposta é dos vereadores Gustavo Duó, Robert Ziemann, Rener Barbosa e Oséias Enfermeiro.
Já o PL 14/2021, do Executivo, dispõe sobre a autorização para desafetação e alienação por doação de bem imóvel pertencente ao Município. Esses projetos ainda vão passar por discussão e votação nas próximas sessões ordinárias. Os parlamentares fizeram também outras proposições no pequeno e no grande expediente, sendo todas aprovadas.
Entre as proposições formuladas, o vereador Hélio Albarello solicitou à Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) o nivelamento da estrada da Picadinha. Oséias Enfermeiro indicou à deputada federal Rose Modesto (PSDB) uma emenda parlamentar de R$ 40 mil para compra de televisores destinados às atividades curriculares da Escola José Pereira da Rosa. O líder do prefeito, Rener Barbosa, propôs à Gerência Municipal de Trânsito a implantação de estacionamento reservado para motos na Rua Major Carlos (próximo a Skina do Chop).