O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) considera que a sociedade e o poder público precisam redobrar a atenção a um dos principais desafios à saúde humana: as doenças mentais. Ele observa que os sintomas de depressão e ansiedade crescem com a pandemia da Covid-19 e sustenta a necessidade de um olhar ainda mais amplo e consciente ao problema.
“Pesquisas revelam que estão aumentando os casos de ansiedade e depressão. Além disso, as pessoas têm abusado de bebidas alcoólicas, muitas desenvolvem distúrbios do sono. Indivíduos diagnosticados com doenças mentais estão lotando o sistema de saúde. Trata-se de uma situação muito preocupante”, assinala.
Rinaldo é o relator – na Comissão de Constituição, Justiça e Redação – do Projeto de Lei 218/2020, do deputado Marçal Filho (PSDB), que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da Covid-19. O SUS (Sistema Único de Saúde) será responsável pela implementação e execução das ações e dos serviços a serem oferecidos às vítimas do novo coronavírus. O projeto foi apresentado em 2020.
A política a ser implementada também contará com a realização de campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental das vítimas da Covid-19 que necessitem deste tipo de atendimento. “O medo, as mortes, as sequelas e o distanciamento social impactam a saúde mental da população. Esse projeto é extremamente importante e espero que se transforme logo em lei”, conclui.