Ao tratar das dificuldades criadas na cidade pelos impactos da pandemia, o vereador Nego do Povo considerou urgente e efetiva uma atuação do Executivo para demandas que, a seu ver, não podem ser proteladas, especialmente quando envolve a saúde da população. Ele citou como exemplo a limpeza pública. “É um item essencial nas boas políticas públicas de saúde e de sustentabilidade, mas que vem sendo afetado pela pandemia”, frisou.
Nego do Povo pontuou sua preocupação dizendo que a limpeza de fossas para atender as famílias menos favorecidas e cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social, o Cras, precisa ser executada de imediato e com ampla cobertura no município. “Conforme a Lei 1863, em seu artigo primeiro, é responsabilidade do município, por meio de concessionária de serviços de saneamento ou outro órgão, a realização da limpeza das fossas sépticas em imóvel residencial que não dispõe de rede coletora de esgoto”, pontuou.
O vereador salientou que muitas vezes essas famílias são obrigadas a tirar do próprio bolso suas parcas economias para pagar por serviços particulares de limpa-fossas. Além da Sanesul, a responsável pela política de saneamento, o parlamentar sugeriu que outras opções sejam buscadas pela prefeitura. “O que não pode é demorar mais. Saúde é vida e as fossas entupidas são ameaças à vida”.