O Sebrae/MS está com inscrições abertas para o programa Sebrae Delas, que busca estimular mulheres a empreender, gerar negócios e transformar realidades. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o edital foi lançado na quarta-feira (10) e oferta 600 vagas para as empreendedoras, que têm até o dia 25 de março para se inscrever em www.sebrae.com.br/sebraedelasms.
O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Ele foi criado e estruturado em Mato Grosso do Sul, e hoje está presente em mais 16 estados brasileiros.
Segundo a idealizadora do projeto, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, a iniciativa foi formatada pensando nas mulheres. “É um programa desenhado para as mulheres. Em alguns momentos, elas estão participando com os filhos, então o Sebrae fez este olhar específico para a empreendedora, para que ela possa ter acesso dentro do tempo dela, e das condições que ela tem hoje, para que possa acessar tudo que temos, seja no meio digital ou presencial”, destaca.
Ainda conforme Maristela, a inclusão das mulheres pelo empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos econômicos, sociais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias. Além disso, impulsionar mais mulheres nos negócios pode fazer a diferença no mercado.
“Várias instituições têm estudado que o acesso da mulher ao mundo dos negócios melhora a economia, a produtividade e até a qualidade de vida das pessoas, porque a mulher tem um olhar além da empresa. Quando ela ascende ao mercado, todos os números da economia, segundo instituições como ONU, BID, FMI, demonstram que melhoram o todo, por meio da inclusão social pela via do empreendedorismo”, afirma.
SEBRAE DELAS
O programa acompanhará as empreendedoras entre abril e dezembro, e está voltado para dois públicos-alvo: as potenciais empresárias e as pequenas empresas. No primeiro grupo, serão trabalhados o Comportamento Empreendedor, Definição do Modelo de Negócios e Formalização, entre outros. Já para o segundo, serão orientações em Comportamento Empreendedor, Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing Digital, Definição do Modelo de Negócios e Acesso a Mercado.
REQUISITOS E INSCRIÇÕES
Podem participar da seleção potenciais empresárias e empresas lideradas por mulheres de qualquer segmento de mercado em Mato Grosso do Sul, desde que tenham disponibilidade para participar das capacitações coletivas e individuais no prazo estabelecido.
No caso das potenciais empresárias, é preciso possuir CPF, RG, ser maior de 18 anos e possuir e-mail. Já as donas de negócios devem ter, além destes requisitos, CNPJ, faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões e estar legalmente constituída com sede ou filial nas regiões no edital. Mais informações pelo 0800 570 0800.