Mato Grosso do Sul sentiu os impactos de uma crise sem precedentes, mas seguiu firme diante das dificuldades para garantir resultados positivos. E neste ano atípico para os sul-mato-grossenses, a atuação parlamentar não foi interrompida, garantindo a aprovação de projetos e outras medidas tão necessárias para minimizar os efeitos que a pandemia trouxe na saúde, economia e em diversas áreas igualmente afetadas.
O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto avalia seu mandato na contribuição para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, em meio aos desafios impostos. “Apesar de todos os problemas que vivenciamos devido à pandemia, conseguimos responder às expectativas da população, pois todos os projetos e proposições de interesse da sociedade foram apreciados. O que faz do Mato Grosso do Sul, apesar da crise, uma referência em competitividade, geração de emprego e renda, fomento na atividade industrial, e aumento de empregos com carteira assinada”, destacou.
AÇÕES PARLAMENTARES
Em sua atuação parlamentar, Rinaldo criou em 2020 duas leis aprovadas e sancionadas pelo Governo do Estado que vão impactar diretamente a população neste momento e mais ainda no período pós Covid-19. “Muitos profissionais passaram a trabalhar em casa, no formato home-office, intensificando a convivência com familiares e, infelizmente, trazendo o efeito colateral do aumento da violência doméstica”, comentou o parlamentar.
Neste sentido, a Lei 5539 contribui para difundir o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, como conteúdo transversal nas escolas públicas de todo o Estado. E isto é uma oportunidade de falar diretamente com alunos que já testemunharam ou sofreram algum tipo de violência em casa, e ainda não sabem como procurar ajuda.
Outra ação importante foi garantir nas escolas da Rede Estadual de Ensino o acompanhamento psicológico para os alunos. “No caso das crianças e jovens, onde a interação social ficou extremamente prejudicada devido à pandemia, nosso trabalho está muito focado em garantir um tratamento muito sério a fim de reduzir os impactos causados. Cuidando da saúde emocional mesmo”. Este é o tema da Lei 5.582, que institui em Mato Grosso do Sul o serviço de apoio psicológico e social ao aluno da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. O acompanhamento abrange jovens do ensino fundamental, médio e superior, matriculados em estabelecimentos de ensino público.