Dentro de exatamente duas semanas os sul-mato-grossenses de 79 municípios estarão indo às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mesmo envolvidos nesse processo para apoiar seus candidatos ou disputando o voto dos eleitores, os 24 deputados estaduais não afrouxaram o ritmo e o empenho no cumprimento da rotina regimental. Todas as matérias seguem o ritual de análise e votação nas comissões e depois no plenário, em sessões por videoconferência em virtude das medidas de prevenção ao novo coronavírus.
Os deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Zé Teixeira (DEM), presidente e 1º secretário, informam que a Mesa Diretora redobrou o esforço para conciliar as pautas regimentais com as exigências da campanha. “Tem sido possível fazer isso. Todos os deputados têm consciência do seu papel na Alems e nas outras responsabilidades do mandato”, destaca Corrêa. Para Zé Teixeira, a sociedade acompanha diariamente o trabalho do Legislativo e sabe dos resultados que o parlamento vem produzindo.
Entre as matérias submetidas ao crivo de apreciações e votações da semana passada, os deputados aprovaram o projeto que atende reivindicação dos servidores do Judiciário. A proposta, do Tribunal de Justiça, altera o estatuto da categoria, criando a indenização por serviços realizados nas férias. Também foi aprovado projeto do deputado Marçal Filho (PSDB) que institui a Semana de Conscientização das Características e do Tratamento da Dermatite Atópica.
No protocolo de propostas, um dos projetos apresentados é do deputado Antônio Vaz (Republicanos), para criar um grupo multiprofissional com equipe integrada e qualificada para o tratamento e acompanhamento clínico de pacientes recuperados da Covid-19. Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foi aprovado o Projeto de Lei 114/2020, do deputado José Carlos Barbosinha (DEM), tornando obrigatória a sessão de cinema adaptada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.