Na última segunda-feira (12), o Hospital Cassems Campo Grande realizou a abertura da exposição ‘Flores em forma de arte’, com obras inéditas do artista Luis Pedro Scalise, como parte das comemorações pelos 4 anos da unidade hospitalar. As 90 telas, feitas especialmente para o hospital, estão espalhadas entre os leitos de internação, corredores e recepções. A proposta da exposição de arte surgiu ao considerar que, neste momento, devido ao cenário de pandemia da Covid-19 e as medidas de biossegurança, não é possível entregar flores aos pacientes internados. Então, as telas com flores retratadas em tinta trazem boas sensações para os beneficiários.
Para Luis Pedro Scalise, artista plástico, as obras coloridas com flores pintadas são uma forma de levar alegria para os pacientes do hospital. “Com os quadros, trazemos mais arte, mais cultura, mais cor para as pessoas que estão aqui. As obras vão entrar nos quartos, não somente nas circulações ou ambientes de confraternização”.
A coordenadora de Psicologia da Cassems, Claudia Szukala, explica que a expressão artística pode ser terapêutica para a pessoa que está internada. “A produção de arte pode ser uma forma de organizarmos o nosso caos interno. Então, ter arte no hospital faz com que sintamos acolhidos”.
De acordo com Alessandro Depieri, diretor administrativo do Hospital Cassems, o projeto contribui para a humanização no atendimento. “Esse é um projeto muito bonito, com o objetivo de levar a cultura sul-mato-grossense aos nossos beneficiários, mesmo durante a sua permanência no hospital”.
Ricardo Ayache, presidente da Cassems, afirma que é uma honra receber as obras de um artista internacionalmente conhecido. “São quadros que trazem vida, alegria, força para os nossos pacientes superarem o momento que estão vivendo em relação a sua saúde”.