No ano em que o skate estreia no programa olímpico, em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos de Verão 2021, Campo Grande receberá uma pista com estrutura moderna para se tornar referência da modalidade no país. Além de servir para a iniciação de atletas no esporte e aperfeiçoamento dos que já praticam, o espaço permitirá colocar a Capital sul-mato-grossense na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, atraindo skatistas profissionais de renome.
A instalação esportiva será construída pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), na praça central do Núcleo Habitacional Moreninha III. A área de construção pertence à administração estadual, sob comando da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).
O primeiro passo do processo de concepção da pista foi dado nesta segunda-feira (14), em reunião para apresentar o planejamento estratégico da obra a membros da Associação de Skate de Mato Grosso do Sul (ASMS). O encontro teve a participação do diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda; de representantes da Prefeitura de Campo Grande, Câmara Municipal e da comunidade.
“É um pedido antigo da comunidade e dos skatistas da Capital, que será atendido. Isso mostra o comprometimento do governador Reinaldo Azambuja com o esporte, tratando-o como política pública essencial, preocupado em levar qualidade de vida e saúde à população por meio de espaços esportivos”, enfatiza Marcelo Miranda.
Para o titular da Fundesporte, o objetivo é fazer com que a pista se torne berço de novos talentos diante do cenário positivo da modalidade, reconhecida em 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). “É um dos esportes mais praticados do país e do mundo, além de ser capaz de tirar muitas crianças e jovens das ruas. A ideia é fazer um espaço de excelência, que realmente dará um boom na modalidade em Mato Grosso do Sul”.
O sonho de Reynardt Peralta, atual presidente da ASMS, é ver o skate sul-mato-grossense ser destacado nacionalmente, com a revelação de novos atletas. “Nosso sonho é trazer uma etapa do Campeonato Brasileiro e quem sabe uma do Circuito Internacional, podendo atrair investimentos de empresas nacionais e internacionais e dando retorno financeiro ao Estado. Para isso, precisamos dessa infraestrutura”.
Os moradores das Moreninhas também serão contemplados com quadra de areia destinada à prática de vôlei de areia e de beach tennis, vestiários para o campo de futebol já existente, banheiros, além da ampliação do sistema de iluminação.