Em Mato Grosso do Sul, 873 novas empresas foram abertas no mês de julho de 2020, o maior número em toda série histórica da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) desde janeiro de 2000, conforme balanço divulgado pelo órgão, que é vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O número é recorde e oferece uma excelente perspectiva para o Estado, segundo as avaliações do titular da Semagro, Jaime Verruck, e do presidente da Jucems, Augusto Ferreira de Castro.
Para Verruck, trata-se de um sinalizador importante de que as medidas que o governo estadual vem adotando, sobretudo com o programa Prosseguir durante a pandemia, propiciam ao setor empresarial responder positivamente, com a abertura de novas empresas e também de empregos. “Sabemos que a retomada da economia é um processo gradual e esse desempenho do último mês reforça que estamos no caminho certo”, reforçou Verruck.
O presidente da Jucems, Augusto Ferreira de Castro, chama a atenção: “O número de fechamentos é alavancado por dois principais fatores: o atual cenário de retração econômica em decorrência das medidas restritivas causadas pela pandemia do Covid-19 e pela extinção de cobrança da taxa pelas juntas comerciais brasileiras para fechamento de empresas, determinada pela Lei da Liberdade Econômica [Lei 13.874 de 20/09/2019]”.
OS DESTAQUES
De acordo com a atividade econômica principal, os segmentos que mais se destacaram foram transporte rodoviário de cargas (40); atividade médica ambulatorial (25); comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (24) e construção de edifícios (21); holdings de instituições não-financeiras (18) e serviços de escritório e apoio administrativo (18). Das 873 novas empresas abertas em julho, 530 são do setor de serviços, 305 do comércio e 38 da área industrial. O melhor desempenho até então havia ocorrido em abril de 2013, com 811 empresas.
Campo Grande lidera nas aberturas de julho, com 367 novos estabelecimentos. Em seguida estão Dourados (95); Três Lagoas (52); Ponta Porã (40); Naviraí (23); Corumbá (20); Maracaju (17); Chapadão do Sul (14); Costa Rica (14) e Bataguassu (12). Os três municípios com maior abertura de empresas também registram os maiores números de fechamento de empreendimentos em julho de 2020. Em Campo Grande foram fechadas 196 empresas; em Dourados (31); Três Lagoas (21); Corumbá (12); Aquidauana (10); Naviraí (9); Nova Andradina (9); Costa Rica (8); Coxim (8); Ponta Porã (8) e Rio Brilhante (8).