O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou à sua equipe econômica que avalie as condições financeiras e legais para saber se o Estado poderá atender uma solicitação que recebeu do deputado estadual Cabo Almi (PT) para conceder gratificação temporária aos profissionais da segurança pública durante a pandemia da Covid-19. Além do governador, o parlamentar enviou cópia do pedido ao titular da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira.
Segundo o requerimento que Almi apresentou no dia nove deste mês, é premente a necessidade de implementar gratificação temporária para todos os profissionais de segurança pública que desempenham atuação direta no enfrentamento da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Lembrou que, recentemente, foi aprovado o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020), que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a Estados e Municípios para o combate à pandemia da Covid-19.
O secretário Antonio Carlos Videira informou em ofício ao deputado, com data de 30 de julho, que seriam realizados estudos técnicos-orçamentários para fazer a análise jurídico-administrativa sobre a gratificação temporária citada por Almi. Ao agradecer o empenho do governo pela atenção dada à demanda e pelos estudos em curso, o deputado questionou a demora no desfecho da questão.
“Sei das dificuldades de parte a parte, porém precisamos salvar vidas humanas, não apenas as que são atendidas, mas também as vidas humanas que prestam esse atendimento e correm os mesmos riscos”, concluiu.