O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta, com vasta biodiversidade em toda sua extensão, sendo reconhecido em 2000 pela Unesco como Reserva da Biosfera. Com objetivo de dar visibilidade a este título, algumas instituições se juntaram e criaram o ‘Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal’, que está com inscrições abertas até 31 de julho. Os registros devem ser feitos online e são gratuitos.
O concurso é uma ação organizada pelo Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal, com apoio da Fundação Neotrópica do Brasil e Wetlands International Brasil em parceria com a Nature and Culture International – NCI, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB) e Fundação Manoel de Barros, com gerenciamento de dados pela Produtora Natureza em Foco.
Fazendas e comunidades que adotem boas práticas sustentáveis e respeitosas ao uso de recursos naturais podem participar. “É possível conciliar o uso produtivo da região pantaneira com preservação e sustentabilidade, de modo a fortalecer o equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental, como recomendado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Iniciativas dessa natureza contribuem para reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade de vida dos pantaneiros”, explica Reinaldo Lourival, diretor da ONG Nature and Culture International.
Duas categorias serão premiadas: fazendas sustentáveis e iniciativas comunitárias sustentáveis. Podem se inscrever propriedades rurais localizadas na região do Pantanal ou áreas circunvizinhas que buscam aliar a sustentabilidade em seu ciclo operacional, incluindo atividades de pecuária, agricultura de subsistência, turismo sustentável, integração com pesquisas, melhoria de processos produtivos, entre outros.
Na outra categoria podem se inscrever comunidades, preferencialmente rurais, que buscam aliar a sustentabilidade ao seu ciclo operacional, incluindo atividades de artesanato, comidas típicas, pesca, vivências comunitárias, turismo sustentável, atividade turística, educação ambiental, entre outros.
Os inscritos serão avaliados por uma equipe técnica, que levará em conta indicadores de eficiência ambiental, econômica e social. O primeiro lugar em cada categoria ganha R$ 8 mil e o segundo lugar R$ 4 mil.
Mais informações pelo site do Prêmio Reserva da Biosfera Pantanal.