Graças a um acordo de cooperação técnica, Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros presentes no projeto “Educação que Faz a Diferença”, realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A intenção, ao identificar as redes municipais de destaque no Ensino Fundamental, é fortalecer o desempenho da educação. A parceria foi oficializada pelo presidente do Tribunal de Contas (TCE-MS), conselheiro Iran Coelho das Neves.
A pesquisa desse trabalho foi feita em parceria com os Tribunais de Contas do País a fim de identificar práticas e ações associadas a bons resultados educacionais. Os resultados dessa etapa foram apresentados na quinta-feira (25), em uma transmissão online na página do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), no Youtube. A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas.
INSPIRAÇÃO
O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que o objetivo é apresentar as ações comuns que possam servir de inspiração e de referência para outras redes. “Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias, também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”. E agora, no contexto da pandemia, continua Miola, “os referenciais identificados no estudo podem ajudar na mitigação das perdas na aprendizagem e, sobretudo, no enfrentamento da previsível evasão escolar”.
Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal realizaram pesquisas em campo. Ao todo, foram estudadas mais de 200 escolas de redes de ensino, localizadas em todos os estados. Os auditores dos tribunais estaduais e municipais tiveram papel fundamental no estudo. Depois de passarem por capacitação e com o apoio ininterrupto dos pesquisadores do Iede e do IRB, foram os responsáveis por realizar as pesquisas de campo, visitar as redes de ensino, entrevistar secretários, diretores, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes, pais e responsáveis.
O levantamento identificou 118 redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes: redes de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Uma das redes de ensino de Mato Grosso do Sul está contemplada no rol daquelas que receberão reconhecimento pelos bons resultados que vêm apresentando no ensino fundamental. Com o selo Destaque Estadual, das 12 das redes municipais que receberão a premiação está a de Nova Andradina.
No TCE-MS o projeto esteve sob responsabilidade da Divisão de Fiscalização de Gestão da Educação, com a participação dos auditores estaduais de controle externo Glaucio Hashimoto, Joder Bessa e Silva e Adriano Pereira de Castro Pacheco. A equipe realizou a pesquisa nas redes municipais de ensino selecionadas pelo Iede, com visitas in loco, coleta de documentos, dados e entrevistas, além do registro fotográfico e por vídeo da estrutura, projetos e ações realizadas nas escolas municipais.
A iniciativa tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).